terça-feira, 21 de maio de 2013

Consultor da União Europeia visita a Paraíba e avalia projeto de geração de renda no Cariri

Grupos produtivos de São João do Tigre, Camalaú e Congo receberam na semana passada a visita de um consultor enviado pela União Europeia para avaliar o andamento do ‘Projeto Autonomia Mulheres do Cariri’. Atendendo oito municípios do de uma das Regiões mais secas do Estado, o projeto, que teve início em 2012, visa contribuir para o enfrentamento à pobreza e a melhoria das condições de vida das mulheres do Cariri paraibano. O ‘Projeto Autonomia Mulheres do Cariri’ congrega grupos de mulheres que trabalham com Renda Renascença, horticultura orgânica, vassouras ecológicas, pesca e beneficiamento de peixe.
A avaliação do Projeto, que é executado pelo Cunhã Coletivo Feminista e Concern Universal Brasil, entidade ligada a Concern Universal, com base na Inglaterra que apoia ações de desenvolvimento local na América Latina, iniciou-se com uma reunião no Insa (Instituto do Semiárido), em Campina Grande, onde toda a equipe apresentou as ações desenvolvidas no primeiro ano do projeto. Com a facilitação de oficinas, capacitações, encontro e acompanhamentos permanentes dos grupos, o Projeto já conseguiu a adesão e participação de cerca de 400 mulheres do Cariri.
Seguindo com a programação de visitas in loco a caravana pode dialogar com o prefeito e secretários do município de São João do Tigre, além de conhecer a experiência de duas comunidades de mulheres produtoras de Renda Renascença. Em Camalaú o consultor da União Europeia pode deparar-se com a organização de um grupo de mulheres que trabalham no beneficiamento da Traíra, peixe que contém muitas espinhas, mas que se desfiado tem na sua carne um amplo poder de comercialização.
Além dos dois municípios, a caravana de avaliação teve sua ultima escala no Congo, onde foram reconhecidos grupos de pesca, de reaproveitamento de resíduos sólidos, com a fabricação de vassouras ecológicas de PET e hortas orgânicas.  
De acordo com a diretora da Concern Universal Brasil, Angela Brightling, a oportunidade de receber um consultor para avaliar o Projeto no meio do seu andamento foi um ótimo auxilio para reestruturar algumas ações, já que encontra-se em um período de superar grandes desafios com os impactos da estiagem prolongada. Para ela, a visão de um profissional que atua avaliando outros projetos em todo o país vai ajudar toda equipe a alcançar os objetivos qualitativos previstos até 2014. Além dos municípios de São João do Tigre, Camalaú e Congo o ‘Projeto Autonomia Mulheres do Cariri’ atua nas cidades Monteiro, Prata, Sumé, São Sebastião do Umbuzeiro e Soledade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário